quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Maturação Sexual dos Adolescentes



Os sinais visíveis da maturação sexual aparecem em uma sequência ordenada, de modo que o estado de maturidade pode ser avaliado com base no aparecimento dessas manifestações externas. A idade que acontece é variável de adolescente para adolescente. Na menina: 1 e meio a 6 anos, desde o aparecimento dos brotos mamários até à maturidade completa. No menino: 2 e 5 anos até atingirem as dimensões adultas.
Na menina, os sinais de maturação aparecem geralmente na seguinte sequência:
1.      Aumento pôndero-estatural rápido
2.      Mudanças das mamas
3.      Alargamento da bacia
4.      Crescimento de pelos pubianos
5.      Aparecimento de pelos axilares
6.      Menstruação
7.      Diminuição abrupta do crescimento linear

No sexo masculino, os sinais de maturação costumam manifestar-se na seguinte ordem:
1.      Aumento de peso
2.      Aumento dos testículos
3.      Rápido aumento estatural
4.      Crescimento de pelos pubianos
5.      Aparecimento de pelos axilares
6.      Crescimento de pelos sobre o lábio superior, na face...
7.      Mudanças na laringe e Crescimento do pênis
8.      Emissões noturnas
9.      Diminuição brusca do crescimento linear

A monitorizacao do desenvolvimento puberal é feita pela classificação de Tanner, que estudou e sistematizou a sequencia dos eventos puberais em ambos os sexos, em cinco etapas, considerando:
1.      quanto ao sexo feminino:
o desenvolvimento mamário e a distribuição e a quantidade de pelos;

2.      quanto ao sexo masculino:
 aspecto dos órgãos genitais e também a quantidade e a distribuição dos pelos pubianos
Na avaliação das adolescentes, durante a puberdade deve-se observar o aparecimento das mamas e pelos. A puberdade pode se iniciar dos 8 aos 13 anos e alguns aspectos devem ser considerados, tais como:
  1. O broto mamário é o primeiro sinal puberal na menina, é chamada de telarca e pode apresentar-se unilateralmente sem significado patológico. Observar a adolescente,  tranquilizá-la e reavaliar após 6 meses, quando a outra mama já terá aparecido e os primeiros pelos pubianos também.
  2. Caso a puberdade se inicie com o aparecimento de pelos pubianos e não com o broto mamário, deve-se encaminhar ao profissional de saúde, pois pode se tratar de uma causa patológica, devendo ser melhor investigada.
  3. O início da puberdade antes dos 8 anos podem ser motivos de preocupação e, portanto, deve-se sempre referir a adolescente ao profissional de saúde para que ele avalie junto ao endocrinologista se é uma puberdade precoce. 
  4. É frequente ocorrer um corrimento vaginal claro nos 6 aos 12 meses que antecedem a primeira menstruação, pois trata-se do crescimento endometrial uterino e que deve-se apenas cuidar mais da higiene corporal.
  5. Atentar que a idade média da menarca em nosso meio é de 12 anos e 4meses, mas pode ocorrer entre 9 e 16 anos, observar o comportamento do evento na família e acompanhar o processo de cada adolescente.
  6. Os primeiros ciclos menstruais são geralmente anovulatórios e irregulares, podendo essa irregularidade permanecer por até 2 ou 3 anos.
  7. O ciclo menstrual normal tem um intervalo de 21 a 36 dias e uma duração de 3 e 7 dias.
  8. As adolescentes podem ainda crescer em média 4 a 6c m nos 2 ou 3 anos após a menarca.
  9. É importante observar que se deve considerar retardo puberal em meninas a ausência de qualquer característica sexual secundária a partir dos 13 anos de idade.

Na avaliação dos adolescentes, durante a puberdade, deve-se observar o aparecimento de pelos e o crescimento da genitália. A puberdade pode se iniciar dos 9 aos 14 anos e alguns aspectos devem ser observados, tais como:
  1. A primeira manifestação da puberdade no sexo masculino é o aumento do volume testicular, em média aos 10 anos e 9 meses. O saco escrotal trona-se mais baixo e alongado, mais solto e enrugado e mede cerca de 3cm
  2. O crescimento peniano começa em geral, um ano após o crescimento dos testículos.
  3. O início da puberdade antes dos 9 anos também pode ser motivo de preocupação, pode-se tratar de uma puberdade precoce e, portanto, deve-se sempre referir o adolescente ao serviço de referência para melhor ser avaliado.
  4. No desenvolvimento da genitália, recomenda-se que o profissional de saúde seja responsável pela avaliação do adolescente, quando não munido do orquidômetro, proceda da seguinte forma:
  •           Faça a avaliação do peso e altura do adolescente.
  •    Mostre a prancha de estágios de Tanner ao adolescente e solicite ao mesmo que indique em que momento do seu desenvolvimento ele se encontra a partir do que foi visto.
  •      Faça a relação entre peso e altura e o estágio referido pelo adolescente.
  •     O profissional poderá ainda, durante a entrevista, investigar possíveis alterações nas queixas e relatos do adolescente. Além de ser um método de avaliação seguro, permite ao adolescente a percepção de si e o autoconhecimento. Além de ser um método não invasivo.

5.  Observar que primeiro o pênis cresce em tamanho e depois em diâmetro. Quando o adolescente termina sua fase de crescimento, seu pênis atinge em média 12 cm e 15cm quando ereto, podendo variar mais ou menos de 2 a 3 cm.
6.  A idade da primeira ejaculação, conhecida como semenarca ou espermarca, ocorre em média aos 12 anos e 8meses. Geralmente, acontece também a polução noturna, ou seja, a ejaculação involuntária de sêmen quando o adolescente está dormindo. Trata-se de evento fisiológico normal, que deve ser orientado e tranqüilizado pelo profissional de saúde.
7. Observar que pode aparecer o crescimento do broto mamário no menino, ginecomastia puberal (aumento do tecido mamário) verifica-se em grande parte dos adolescentes masculinos. E frequentemente bilateral, tem consistência firme e móvel e, às vezes, muito dolorosa.
8.   É importante observar que se deve considerar retardo puberal em meninos, a ausência de qualquer característica sexual secundária a partir dos 14 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário