quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Desenvolvimento do Adolescente



A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. É uma época de maturação física, social e emocional que coincide com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e seu o término acontece com cessação do crescimento corporal: 18 a 20 anos. Segundo a OMS a adolescência compreende o período entre 10 e 19 anos de idade e pelo ECA é dos 12 e 18 anos.
O termo puberdade refere-se principalmente ao processo hormonal, de maturação e de crescimento que ocorre quando os órgãos reprodutivos começam a funcionar e se desenvolvem os caracteres sexuais secundários.
A pubescência ou pré-puberdade compreende os dois anos anos anteriores à puberdade, período em que ocorre as mudanças físicas preliminares que precedem a maturidade sexual e o surto do crescimento .
A pós-puberdade é o período de 1 a 2 anos que segue à puberdade, durante o qual completa-se o crescimento do esqueleto e as funções reprodutivas se estabelecem definitivamente.
Desenvolvimento físico

As mudanças físicas da puberdade são principalmente o resultado de atividade hormonal, sob influência do sistema nervoso central, embora todos os aspectos do funcionamento fisiológico interajam reciprocamente.

 Sistema Nervoso Central   +   Atividade Hormonal  = Mudanças físicas da puberdade       
Crescimento físico      
= Caracteres sexuais secundários

A distinção física entre os dois sexos baseia-se nas seguintes características: caracteres sexuais primários ( órgão sexuais internos e externos responsáveis pelas funções reprodutivas) e caracteres sexuais secundários.

Crescimento físico

A maturação sexual acompanha-se invarialvelmente de aumento espetacular do crescimento. Os últimos 20 a 25% do crescimento linear são atingidos durante a puberdade, sendo que maior parte em um período de 24 a 36 meses; é o surto do crescimento da adolescência. Este crescimento é  altamente variável;  quanto à idade de início, a duração e ao grau de crescimento. O surto de crescimento inicia-se mais precocemente na menina, geralmente entre os 10 e 14 anos, no menino, ele começa em média entre os 12 e 16 anos.
As diferenças no crescimento do esqueleto que se observa entre os dois sexos parecem depender da influência dos hormônios durante a puberdade, manifestando-se principalmente no comprimento dos membros.  Na menina, o crescimento cessa mais precocemente, em virtude do fechamento das unidades epifisárias.
Em resumo as principais mudanças que ocorrem na menina são: hipertrofia da mucosa laríngea e aumento da laringe e das cordas vocais, maior largura de quadris, aumento da massa corporal não-gordurosa – acompanha o aumento geral dos glândulas sebáceas extremamente ativas: genitais e na face, pescoço, ombros, e metade superior da caixa torácica, pelos: distribuição e textura característicos, glândulas sudoríparas écrinas / apócrinas – puberdade, aumento passageiro de tecido subcutâneo adiposo – antes do crescimento ósseo e depois diminuição e formação de depósitos variáveis de gordura, estrogênio tem efeito muito maior no crescimento ósseo feminino, crescimento cessa mais precocemente. No sexo masculino, as principais mudanças são: hipertrofia da mucosa laríngea e aumento da laringe e das cordas vocais, maior largura dos ombros, aumento da massa corporal não-gordurosa– acompanha o aumento geral dos glândulas sebáceas extremamente ativas: genitais e na face, pescoço, ombros, e metade superior da caixa torácica, aumento passageiro de tecido subcutâneo adiposo – antes do crescimento ósseo e depois diminuição e formação de depósitos variáveis de gordura, glândulas sudoríparas écrinas / apócrinas – puberdade, estatura geral + alta e em maior comprimento de braços e pernas, fechamento das linhas epifisárias se processa mais lentamente, pêlos: distribuição e textura característicos: barba, bigode, crescimento anterior à puberdade é mais prolongado.

Mudanças fisiológicas


As alterações da puberdade acarretam numerosas mudanças nas funções fisiológicas. O volume e força contrátil, volume sanguíneo e PAS do coração aumentam. A frequência cardíaca e produção básica de calor diminuem. Todos os elementos celulares do sangue atingem os valores próprios do adulto. A FR e metabolismo basal atingem os valores dos adultos.  
Sistema endócrino de reprodução

As mudanças observadas durante a puberdade são resultado de influências hormonais e controladas pelo lobo anterior da hipófise( adeno-hipofíse), em resposta aos estímulos provenientes do hipotálamo.
Proliferação de células. Faz os quadris se alargarem. Faz o estreito pélvico a assumir forma ovoide. Faz o púbis se cobrir de pelos. Aumento do útero. Aumento da vagina. Desenvolvimento das mamas. Depósito de tecido adiposo em coxas e quadris.
O estrogênio também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, para.  O estrogênio tem, outro, efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, o endométrio, no ciclo menstrual.

Funções da Progesterona
Preparação do útero para a aceitação do embrião. Preparação das mamas para a secreção láctea. Inibe as contrações do útero.  Aumenta o grau da atividade das células que revestem a parede uterina (fazendo com que ele seja intensamente invadido por vasos sanguíneos. Acentuando o espessamento do endométrio). Aumenta o grau da atividade secretória das glândulas mamárias. Impede a expulsão do embrião que se está implantando ou do feto em desenvolvimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário